Artigos

 

COMUNICADO OFICIAL CONSULMED REFERENTE AOS ATENDIMENTOS NAS UNIDADES BRUSQUE E SÃO JOÃO BATISTA

 

                                                                                                     COMUNICADO OFICIAL CONSULMED  
                                                                   REFERENTE AOS ATENDIMENTOS NAS UNIDADES BRUSQUE E SÃO JOÃO BATISTA

Considerando-se a posição do CRM/SC, que apenas orienta (e não determina), que os consultórios médicos e clínicas privadas tenham seus serviços suspensos temporariamente (Notas 01, de 18/03/2020);
Considerando-se que os poderes públicos municipais de Brusque e São João Batista não vetaram o funcionamento das clínicas privadas;
Considerando-se que o Governo do Estado de Santa Catarina decretou Situação de Emergência, através do Decreto 515, de 17 de março de 2020, de cujo texto selecionamos os segmentos a seguir, sublinhados nos trechos que nos dizem respeito:
- Declara situação de emergência em todo o território catarinense, nos termos do COBRADE nº 1.5.1.1.0 - doenças infecciosas virais, para fins de prevenção e enfrentamento à COVID-19, e estabelece outras providências.

Art. 1º Fica declarada situação de emergência em todo o território catarinense, para fins de prevenção e enfrentamento à epidemia da COVID-19. Art. 2º Para enfrentamento da situação de emergência declarada no art. 1º deste Decreto, ficam suspensas, em todo o território catarinense, sob regime de quarentena, nos termos do inciso II do art. 2º da Lei federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, pelo período de 7 (sete) dias:

Art. 2º Para enfrentamento da situação de emergência declarada no art. 1º deste Decreto, ficam suspensas, em todo o território catarinense, sob regime de quarentena, nos termos do inciso II do art. 2º da Lei federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, pelo período de 7 (sete) dias:

II – as atividades e os serviços privados não essenciais, a exemplo de academias, shopping centers, restaurantes e comércio em geral;

SEA 3147/2020 2 § 1º Para fins do inciso II do caput deste artigo, consideram-se serviços privados essenciais:

III – assistência médica e hospitalar.

Com relação a atividade industrial: Art. 4º Além de todas as determinações até aqui registradas, nas regiões em que a Secretaria de Estado da Saúde declarar que já foi identificado o contágio comunitário da COVID-19, as indústrias deverão operar somente com sua capacidade mínima necessária.

Diante deste novo quadro, ou seja, com a transmissão dentro do estado e sem se saber a origem, Santa Catarina passa de situação de perigo iminente (nível 2) para emergência em saúde pública (nível 3) e requer a união de esforços para preservar a saúde da população catarinense.

Portanto, a Rede Clínica Consulmed vem reafirmar seu compromisso para com seus clientes, pacientes a e comunidade em geral e informar que seguirá com os atendimentos clínico-ocupacionais, fazendo sua parte para desafogar as emergências hospitalares e o serviço público de saúde, apenas suspendendo as avaliações de atestados, exames de saúde ocupacional, exames complementares e os serviços de nutrição, fisioterapia, psicologia, audiometria e terapia fonoaudiológica.

Por precaução, todos que ingressarem na clínica deverão obrigatoriamente limpar suas mãos com álcool gel 70% e terão suas temperaturas verificadas imediatamente por termômetro infravermelho (sem contato físico), muito embora nosso foco, no momento, não seja identificar ou tratar portadores do Covid-19, e sim dar suporte de saúde ocupacional para nossos clientes, evitando que seus colaboradores necessitem utilizar o sistema de saúde público e reduzindo o risco de contaminação aumentado nesses locais. Portanto, pacientes com suspeita de estarem infectados por Coronavirus ou mesmo simplesmente gripados não devem ser encaminhados para a Consulmed e sim para os locais de triagem municipais.

Nossa equipe espera, desta forma, colaborar para agilizar os atendimentos não relacionados a pandemia em curso e facilitar o fluxo de triagem e atendimento dos casos suspeitos no local adequado. Essa é a nossa posição até segunda ordem ou enquanto seguirmos entendendo que nossa conduta é mais benéfica do que prejudicial aos nossos clientes, pacientes e a comunidade em geral.

Lamentamos que o mesmo não possa ocorrer na Unidade Itajaí, devido ao teor do Ofício Circular DRCA 041/2020, que suspendeu as atividades das clínicas particulares por 15 dias a partir de 19/03/2020.  

Brusque, 19 de março de 2020.

                                                                            
                                                                                          Diretoria Corporativa RCCM www.consulmed.med.br      


                    
















 

Dr Jonas K. Sebastiany