Blog
- Home
- Blog

A Sétima onda do Mercado de Trabalho
A Teoria dos Ciclos Longos, do russo Nicolai Kondratiev, depois aprimorada por Joseph Alois Schumpeter, economista e cientista político austríaco, deu origem à tese das ondas econômicas, que vem sendo ampliada por outros estudiosos com o passar do tempo. Consideram-se 6 marcos históricos relevantes para a sociedade e a tecnologia: revolução industrial, idade do vapor, era da eletricidade, produção em massa, redes e tecnologias da informação e comunicação e, mais recentemente, a onda da sustentabilidade.
Muito pretensiosamente, arrisco-me a dizer que a sétima onda está prestes a se instalar: a revolução da inteligência artificial. Até onde essa nova tecnologia afetará as relações interpessoais e o mercado de trabalho, ainda é uma incógnita. Mas a probabilidade que tenhamos desemprego é relevante, principalmente para profissões de média e alta qualificação, ao contrário da Revolução Industrial. Quem desempenha atividades braçais na construção civil e limpeza, por exemplo, dificilmente será afetado por esse novo paradigma. Os processos de automação robótica seguem avançando na produção de bens de consumo escaláveis, mas esse é um contexto relativamente estável, em gradual e constante evolução.
Minha área de atuação, a medicina será uma das mais impactadas com essa nova tecnologia, provavelmente oferecendo diagnósticos mais precisos do que os obtidos por humanos, entre outras vantagens que restringirão significativamente os campos de trabalho em todo o ecossistema da saúde. A solução clara e óbvia é adaptar-se ao mercado, seja buscando um segmento que se alie às novas tecnologias ou migrando para algum ramo que não seja tão impactado pelos seus efeitos. Os serviços de saúde já podem ser considerados “commodities” (mercadoria/produto) e poucos escaparão de trabalhar para os grandes “players” do segmento.
Antevendo essa perspectiva iminente, recentemente recorri ao SEBRAE em busca de qualificação para empreender num segmento totalmente diferente do atual e tive a oportunidade de receber uma consultoria competentíssima. Para quem não sabe, o SEBRAE da Foz do Itajaí, que engloba a região de Brusque, sempre esteve em destaque em SC, muito em razão do excelente trabalho realizado pelos seus coordenadores.
Recomendo enfaticamente que cada um faça sua sincera reflexão sobre em qual proporção essa nova onda tecnológica afetará sua atividade profissional, encarando a perspectiva de mudanças como oportunidade de crescimento pessoal e financeiro, independentemente da idade e do grau de instrução. Procure informar-se com fontes fidedignas, como o podcast “Os Sócios” e capacitar-se em cursos “on line”, entre outros. Além disso, posso dizer por experiência própria, que instituições como o SEBRAE merecem nosso crédito quando o assunto é orientação gerencial para prospecção de novos negócios.
Dr. Jonas K. Sebastiany / Médico do Trabalho
CREMESC: 8.104 / RQE: 16.992
Diretor-Técnico-Médico da Rede Clínica Consulmed
Site: www.consulmed.med.br