Consulmed

Unidade Brusque

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CRM-SC: 8.104
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Etiqueta nos Emails

Um texto mal elaborado pode construir ou denegrir a imagem de um profissional e/ou a empresa que ele representa. Confira, a seguir, dicas para não passar vergonha ao escrever um e-mail no trabalho.

Documento: Lembre-se de que e-mail é um documento, por isso, tudo que for redigido fica registrado e pode ser usado contra ou a favor de você mesmo. Ao começar, escreva o assunto que o motivou forma clara, objetiva e concisa.

Saudações: Redija sempre saudação uma inicial e final, com grau de formalidade adequado. “Prezado” e “Atenciosamente” são maneiras bem formais de iniciar e terminar um e-mail. “Bom dia”, “Olá”, “Abraços” são maneiras menos formais, mas condizentes com mensagens para interlocutores mais próximos e/ou conhecidos. Reconheça com quem está falando.

Respeito: Coloque-se no lugar de quem receberá sua mensagem, para verificar se o conteúdo está claro, polido e assertivo. Evite escreva palavras em letras maiúsculas. Essa formatação pode dar a impressão, em vários idiomas, de que o locutor está “gritando”. Se quiser destacar alguma ideia, use negrito, cor de destaque, sublinhado, etc.

Objetividade: Deixe claro o objetivo da mensagem e procure escrever uma frase final para retomá-lo. Por exemplo, se solicitou uma ação ou informação, encerre o e-mail com a frase “aguardo seu retorno”; se informou algo, finalize com “qualquer dúvida, estou à disposição”.

Concisão: Seja conciso e procure escrever frases curtas. E-mails longos, com períodos extensos, tornam a mensagem menos clara e atrativa ao leitor. Escreva em tópicos, se necessário, para garantir melhor organização das ideias e precisão de dados. Dê espaço entre os parágrafos para facilitar a leitura. Mas evite palavras abreviadas, principalmente em e-mails formais. Passa-se a impressão de pressa e/ou falta de cuidado com o interlocutor.

E lembre-se sempre, existem assuntos que nenhuma tecnologia de comunicação, por mais avançada que seja, dispensará uma boa conversa presencial, com um respeitoso aperto de mão ou um caloroso abraço ao final.

 

Dr. Jonas K. Sebastiany / Médico do Trabalho

CRM-SC: 8.104 / RQE: 16.992

Diretor-Técnico-Médico da Rede Clínica Consulmed

Site: www.consulmed.med.br

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