Consulmed

Unidade Brusque

Diretor Técnico Médico:
Dr. Jonas K. Sebastiany

CRM-SC: 8.104
RQE: 16.992

Unidade São João Batista

Diretor Técnico Médico:
Dr. Daniel Basegio

CRM-SC: 9.138
RQE: 11.863

(Unidade Brusque) – 

Diretor Técnico Médico: Dr. Jonas K. Sebastiany

| CRM-SC: 8.104 – RQE: 16.992 |

(Unidade São João Batista) –

Diretor Técnico Médico: Dr. Daniel Basegio

| CRM-SC: 9.138 – RQE: 11.863

Blog

Síndrome do Túnel do Carpo (STC)

Síndrome do Túnel do Carpo (STC) é uma neuropatia resultante da compressão do nervo mediano no canal do carpo, estrutura anatômica que se localiza entre a mão e o antebraço. Importante salientar que síndrome não é o mesmo que doença, A palavra síndrome é derivada do grego (syndromé = reunião, concurso), que na medicina traduz-se por estado mórbido, caracterizando-se por um aglomerado de sintomas e sinais clínicos, frequentemente resultante de mais de uma causa. Em outras palavras, a síndrome não é uma doença, mas sim uma condição médica. Até o momento, ainda não foi claramente entendida a razão escondida por trás das síndromes. Por este motivo, elas são consideradas um tipo de mistério da medicina. Em contraste, a razão ou causa determinante de uma doença pode ser elucidada facilmente.

Voltando à STC, através desse túnel rígido, além do nervo mediano, passam os tendões flexores que são revestidos pelo tecido sinovial. Qualquer situação que aumente a pressão dentro do canal provoca compressão do nervo mediano e instala-se a Síndrome do Túnel do Carpo. Além da repetitividade, motivação que seria a mais óbvia e, portanto, mais fácil e prática de justificar, existem também causas traumáticas, inflamatórias, hormonais e medicamentosas. Tumores estão entre as possíveis causas da síndrome que caracteriza-se pela multicausalidade e pelo importante componente genético indissociável em quaisquer circunstâncias. Lembramos de que alterações dos hormônios da tireóide, fraturas ósseas, artrite do punho, acromegalia, alcoolismo, insuficiência renal, hemodiálise, menopausa, tensão pré-menstrual (TPM), gravidez, diabetes, obesidade, artrite reumatoide, escleroderma, lúpus eritematoso sistêmico (LES) e até mesmo um quadro infeccioso de qualquer origem, podem acarretar neuropatias compressivas, condição “sine qua non” para a caracterização da STC.

A STC ocorre com mais frequência em pessoas entre 30 e 60 anos, sendo mais comum em mulheres do que em homens.  As causas ocupacionais mais habituais deste tipo de lesão ocorrem por exigência intensa de flexão e extensão do punho. Nem sempre determina incapacidade, podendo desencadear limitações álgicas relativas, específicas para determinados movimentos. É classificada, segundo o exame de Eletroneuromiografia (ENMG), em leve, moderada ou severa. Raramente ENMG apresentam falso-negativo, mas existem índices nada despresíveis de falso-positivo, principalmente nos casos diagnosticados como leves. É um exame extremamente operador-dependente. A sala onde realiza-se  o exame, por exemplo, deve ter controle rigoroso de temperatura, pois as alterações na mesma afetam significativamente a neurocondução nas extremidades, entre outras variáveis interferentes.

Na hipótese de o fator desencadeante ser predominantemente ocupacional, com o afastamento das atividades profissionais o quadro clínico deve entrar em processo de remissão pois, sendo os casos de STC leve quadros inflamatórios reversíveis, sem lesão tecidual permanente, cessando a causa obrigatoriamente cessariam os efeitos. É a chamada cura sem sequelas, ou “reconstitucion ad integrum”. É uma disfunção cuja evolução tem característica insidiosa, de evolução habitualmente lenta e involução diretamente condicionada ao afastamento dos fatores desencadeantes controláveis (não genéticos). Importante salientarmos os fatores relacionados a rotina domiciliar. Executar tarefas domésticas como varrer e limpar a casa, lavar e torcer as roupas, com relevância inquantificável, sem a menor sombra de dúvida impõem-se como importantes agentes condicionantes do contexto.

Dr. Jonas K. Sebastiany / Médico do Trabalho

CREMESC: 8.104 / RQE: 16.992

Diretor-Técnico-Médico da Rede Clínica Consulmed

Site: www.consulmed.med.br

Fale conosco no WhatsApp
1